Da série “confusões e imprecisões”: a ofensiva reacionária à POT

Posted: November 12, 2013 in Uncategorized

Por: Allan Kenji Seki & Caio Ragazzi

 

Deixamos claro um aspecto: a Psicologia das Organizações e Trabalho (POT) é uma área de atuação e campo de conhecimento de importância fundamental para a psicologia. O trabalho humano é organizador da subjetividade se o compreendemos como elemento mediador fundamental e irredutível de toda a relação entre o homem e a natureza. Justamente por isso, épreciso defender a POT dos graves ataques que está sendo alvo.

Uma coisa é emprego, empregabilidade, empreendedorismo, empresariamento. Outra coisa é o trabalho, as organizações de trabalho, consciência de classe e processos de subjetivação do trabalhador. Há uma verdadeira ofensiva reacionária contra a POT, que se realiza pelas bocas daqueles que se dizem justamente seus defensores. Atrelar essa área de atuação e campo de conhecimento ao local onde a atividade do psicólogo se realiza, ou ainda, aos instrumentos específicos de intervenção é reduzir sua enorme potência transformadora ao senso comum.

Não aceitaremos esse tipo de ação discriminatória. Nem contra a POT, nem a nenhuma área de atuação e de conhecimento da psicologia – como recentemente tentou-se fazer com a psicologia histórico cultural e a psicologia comunitária.

Como estudantes, temos um compromisso ético, a psicologia está radicalmente definida por seu compromisso com uma ética e uma verdade do sujeito. Faltar com esta, em nome de interesses menores, é atuar pelo enfraquecimento da própria psicologia. Muito nos entristece que professores e estudantes estejam realizando este tipo de operação ideológica, tão somente para ferir a imagem daqueles a quem se opõe.

 

Agora respondam, por que razões o SEMPSI não atende às necessidades de todos nós?

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s